Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Na casa de meu pai

Pelas mãos do médium Carlos A. Baccelli e do espírito Dr. Inácio Ferreira, temos este Na Casa de Meu Pai, livro de 298 páginas, editado pela LEEPP, praticamente recém-lançado (data de abril de 2013). O estilo é descontraído, às vezes muito brincalhão, característica marcante nas comunicações desse autor espiritual. Sem dúvida, motivo também de muitas recriminações de confrades espíritas, alegando a falta de um tom sério para abordar estudos sérios.

Polêmicas à parte, esse é um texto que se orienta pelo sistema de perguntas feitas pelo Baccelli e respostas dadas pelo Dr. Inácio. Os conjuntos de indagações são organizadas em capítulos temáticos.

A dupla nos traz revelações que podem incomodar (como sempre) alguns; o plano espiritual imediatamente superior ao físico, em que estamos, é visto como um contínuo desse. Assim, não há significativas diferenças entre um estágio e outro, ambos sendo tratados como realizações ligeiramente diferentes da matéria. Insiste o Dr. Inácio na informação, já tratada mais pormenorizadamente no seu livro Reencarnação no mundo espiritual, de que, precisamente, a reencarnação é uma Lei Universal, manifesta enquanto o espírito revestir-se de um perispírito, por mais sutil ele seja.

Por meus estudos, concordo com a afirmação do Dr. Ferreira, pelo menos quanto ao perispírito constituir-se de matéria, ainda que cada vez mais sutil, à medida que o espírito evolua. Daí à conclusão de que a reencarnação (termo mal aplicado, reconheço, mas não há outro na nossa parca linguagem para conceiturar o evento) aconteça enquanto houver perispírito é apenas uma questão de lógica. Os corpos são gerados por corpos, na sucessão de descendentes; apenas o Espírito não pode ser criado por esse processo, por ser de natureza diferente da matéria. Entretanto, esse é um íten altamente complexo: merece, por si só, um estudo à parte.

O bom doutor informa-nos que o perispírito, pelo menos quando mais próximo de nós, possui órgãos como os nossos. À medida, porém, que vão se acostumando à sua nova condição de desencarnados, a configuração deles se altera. E como exemplo, cita a alimentação mais etérea, que lhes reduz o intestino e elimina um rim.

Na Casa de Meu Pai é um livro de estudo, para aqueles que têm um costume mais investigativo e mente aberta às novas informações. Uma das coisas que caracterizam o Espiritismo, em confronto com outras religiões/formas de conhecimento religioso é que ele é evolucionista. Equivale dizer que, não só os temas de que trata se modificam, como ele mesmo – o Espiritismo não é um corpo teórico definitivo – o que, aliás, foi defendido por Allan Kardec.

André Luís, pela mediunidade maravilhosa de Chico Xavier aprofundou nossos conhecimentos, o próprio Emmanuel, por intermédio do médium mineiro, tem uma série de livros nos quais comenta os livros da codificação e dá mais alguns passos a respeito do que lá é tratado . No mais, é termos calma e método para submetermos novos conceitos ao princípio da universalidade e à racionalidade desapaixonada. Afinal, o Espiritismo é fé raciocinada…

Carlos A. Baccelli. Espírito Inácio Ferreira. Na Casa de Meu Pai. 1ª edição. Uberaba, MG: editora LEEPP, 2013.