Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Resenha: Sexualidade e Saúde Espiritual, de Alírio de Cerqueira Filho (org.)

Alírio de Cerqueira Filho, o organizador deste volume, é o coordenador do Projeto Espiritizar, da Federação  Espírita do Estado de Mato Grosso. Ele é envolvido com o movimento espírita desde 1980. Com profissão de médico, é também biólogo com ênfase em ecologia; pós-graduado em Medicina Homeopática, Psiquiatria, Psicologia e Psicoterapia Transpessoal. Conta, ainda, entre suas especificações, a Terapia Regressiva a Vivências Passadas e Especialização na Arte de Programação Neurolinguística.

A formação acadêmica, em muitos casos, não pode servir de atestado a boas obras espíritas; muito frequentemente, os acadêmicos trilham outros caminhos, notadamente o da negação sistemática daquilo que não podem provar. Não é o presente caso. A vasta área de interesse ou de atuação do Dr. Alírio o qualifica fortemente para o trabalho em questão.

O Projeto Espiritizar, de acordo com a sinopse do próprio livro, “tem como base o Evangelho de Jesus, as obras de Allan Kardec e a tríade Qualificar, Humanizar e Espiritizar, proposta pela Mentora Joanna de Ângelis ao Movimento Espírita, pela mediunidade de Divaldo Franco”.

Tema extremamente delicado, pela confusão ocasionada por ideias pré-concebidas e pela enorme quantidade de tabus. A equipe coordenada pelo Dr. Alírio trata de subtemas como Sexo e saúde espiritual, Sexo, sexualidade e sexualismo, Identidade sexual, Sexo e erotismo, Incesto, Pornografia, Masturbação, Erotização da infância, Pedofilia, Estupro, Aversão ao sexo, Sexo e obsessão, entre outros subtemas palpitantes e oportunos.

Somo espíritos ainda iniciantes nas primeiras escalas da evolução, ainda muito próximos aos animais. Todos, indistintamente, temos problemas a resolver, forças a equilibrar na área do sexo. Preconceitos, mau uso, desequilíbrios vários ainda estão presentes na nossa personalidade. O sexo envolve tão grande quantidade de energia que é quase impossível não lhe sofrermos os desvarios. O prazer é viciante, se não bem orientado.

A obra Sexualidade e Saúde Espiritual – Reflexões sobre sexo, sexualidade e sexualismo tem profunda importância exatamente pela honestidade com que trata o assunto, sem peias. Construído em torno de uma divisão em seis capítulos, a saber, 1) As perspectivas atuais do sexo, do sexualismo e da sexualidade; 2) Questões sobre sexo, sexualidade e sexualismo; 3) Dissertações sobre sexualidade e saúde espiritual; 4) Sexualidade, sexualismo e as leis divinas; 5) Energia dos chakras e sexualidade; 6) Depoimentos de espíritos que faliram devido a viciações sexuais.
No capítulo 5, Energia dos chakras e sexualidade, os sete centros de forças que compõem nossa sustentação energética são tratados do ponto de vista da escola Tibetana (há várias escolas sobre o assunto). Um esquema absolutamente importante nos relaciona estes chakras, relacionandos-os com suas funções morais e virtudes equilibradoras. São apontadas suas características quando em funcionamento equilibrado, as alterações em hipoatividade (girando mais lento que o normal) e em hiperatividade (girando mais rápido que o normal).

Para se ter um exemplo, no caso do chakra raiz, existente na base da coluna vertebral, quando em funcionamento equilibrado, ele é o responsável pela segurança (senso de realidade essencial). Em hipoatividade, gera-se a insegurança; em hiperatividade, a temeridade. As virtudes essenciais responsáveis pelo equilíbrio são a humildade e mansidão. Os sentimentos egoicos responsáveis pelo desequilíbrio são o orgulho e a rebeldia.

Sexualidade e Saúde Espiritual – Reflexões sobre sexo, sexualidade e sexualismo, por tudo que foi aqui exposto, configura-se como uma importante contribuição aos nossos conhecimentos atuais sobre tema tão difícil. Se quisermos nossa evolução, é imperiosa a despoluição das nossas relações com o sexo. Força ligada à função procriadora, portanto em consonância com as leis divinas, expande-se para além desse aspecto, constituindo-se em poderosa troca de energia entre os parceiros, quando feito com respeito e com amor.

Tratado dessa forma, como energia em interação entre os casais, já foi abordado há tempos pela Tantra Yoga; como poderosa força de atração entre os parceiros, já foi também objeto de estudo de Masters e Johson, no famoso livro O vínculo do prazer.

Leitura fortemente recomendada.

CERQUEIRA FILHO, Alírio de (org.). Sexualidade e Saúde Espiritual – Reflexões sobre sexo, sexualidade e sexualismo. Editora Espiritizar. Cuibá, MT: 2014

Nenhum comentário: