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sexta-feira, 5 de junho de 2015

Flávia–Sonhos e Regressões

Resultado de imagem para livro flavia sonhos e regressõesFlávia – Sonhos e Regressões é o que podemos chamar de “romance espírita didático”. Por tratar de temas da doutrina codificada por Allan Kardec, é uma obra espírita; pela estrutura narrativa, ele se classifica como um romance. Finalmente, é didático porque tem o claro objetivo de apresentar um estudo de alguns temas do espiritismo, utilizando-se, para isto, de uma história atrativa, interessante.

Para essa resenha, fiz uma releitura da obra, anteriormente lida há muito tempo. Venho notando que o trabalho de síntese necessário à produção de resenhas me faz gravar as obras com muito mais intensidade. Não me lembrava, por exemplo, de tantos detalhes postos em evidência nesse segundo acesso.

O autor de Flávia – Sonhos e Regressões é o médico, estudioso e palestrante espírita, Dr. Ricardo Di Bernardi. O presente trabalho foi sua primeira incursão no campo ficcional; escreveu ainda uma continuação desse romance, Amor, Sexo e Vidas Passadas. Ricardo Gandra Di Bernardi é o pai de Reencarnação e Evolução das Espécies, Dos Faraós À Física Quântica, Voo Livre – Um Estudo Sobre Reencarnação, Navegando nos Mares da Imprensa, Reencarnação, Amor e Sabedoria, Temas Polêmicos do Século XXI, A Reencarnação em Xeque e talvez seu livro mais conhecido, Gestação, Sublime Intercâmbio. Um percurso de peso, como se vê.

Dr. Ricardo é médico homeopata geral e pediatra. Dedica-se também à Terapia de Regressão a Vidas Passadas. Fundou o ICEF – Instituto de Cultura Espírita de Florianópolis e a AME SC – Associação Médico-Espírita de Santa Catarina. É congressista e palestrante, já tendo, inclusive, participado de Congresso Internacional, apresentando interessante pesquisa sobre a bioeletrografia (fotos Kirlian). Ou seja, além de ser um estudioso, é um pesquisador – características sempre bem-vindas ao desenvolvimento de qualquer área, notadamente à do espiritismo.

A trama envolve Flávia, uma mulher separada do marido, seus dois filhos Caio e Pietro; a amiga de Flávia, Diva – viúva de George – sua filha Isabella. Além desses, vão compor a história o Dr. Bernini – espécie de alter ego do autor –, Linus, um amigo de George e Diva; Regina e Massimo, dirigentes da instituição espírita italiana Sentieri Dello Spirito, de existência real.

Caio, filho de Flávia, tem um problema, um verdadeiro entrave a suas pretensões profissionais:

“Havia um pormenor na vida de Caio  que o incomodava sobremaneira, seu temor de falar em público. Conhecia muito a respeito de determinados temas, dominava os assuntos, mas, quando se via em grupo, e lhe era solicitado pronunicar-se sobre algo, engasgava, engolia em seco e falava o mínimo. Depois, aborrecia-se ao constatar que passara a impressão de pouco conhecer sobre o tema.

Essa dificuldade lhe granjeara algumas notas medianas nas provas orais, muito aquém do seu real merecimento. Para agravar a situação, a ambição que acalentava no seu íntimo era ministrar aulas na universidade, mas, com essa dificuldade, o objetivo lhe parecia ser difícil, mesmo em porvir distante.” (página 39)

A mãe recomenda ao filho procurar o Dr. Benini, famoso  médico que desenvolvia a terapia do insight, metodologia vinculada à regressão de memória. Esse profissional trabalhava com o paciente consciente, levando-o a mergulhar no passado, indo até mesmo a uma existência passada. Na verdade, além de sentir essa timidez diante do público, Caio se caracteriza por ser de caráter introspectivo (não confundir com timidez), mais interiorizado e metódico. Gosta de arte, de leitura, assiste a documentários e prefere música erudita.

Bem ao contrário do irmão Pietro, mais novo, de porte atlético, extrovertido, namorador, esportista – é jogador de basquete. Entre os dois irmãos, apesar de um ser o oposto do outro, reina um clima fraternal, para o orgulho de Flávia.

Os problemas se aceleram quando Flávia passa a ter sonhos, cada vez mais detalhados. Ela se sente identificada com a personagem Flávia Flamínia, filha do senador Octávio, nos tempos do imperador romano César Augusto, em cujo período também se notablizara o poeta Publius Ovidius Nasão, mais conhecido como Ovídio. A reincidência desses sonhos leva Flávia a também procurar o Dr. Bernini.

Os acontecimentos do passado e seus desdobramentos no presente acabam por fazer os personagens se integrarem de novo. Os envolvimentos amorosos do passado se repetem no presente. Alguns conflitos, algumas dificuldades também, pois nem todas haviam sido relações tranquilas, ainda mais dentro de um contexto diferente, como o de Roma antiga e sua cultura.

Diva participa da instituição chamada de Sentieri Dello Spirito e, juntamente com o Dr. Bernini, são a voz “didática” que explica os fatos, as relações, sob uma ótica espírita. Sempre de maneira bem dosada, as informações são passadas ao leitor, o que nos faz pensar que o autor tinha em mente a preocupação de orientar um possível leitor neófito nos assuntos do espiritismo. Tal se torna evidente em dois momentos principais da narrativa: a troca de e-mails entre Caio e o Dr. Bernini, com a entrada posterior de Flávia nessa troca de informações e mais tarde, quando de uma roda de discussões entre vários dos personagens e o famoso terapeuta.

A obra alia uma ótima pesquisa histórica sobre a Roma dos césares, um sólido conhecimento da doutrina espírita e um providencial glossário de referências técnicas e históricas.

O livro é escrito servindo-se o autor de um tempo não completamente ordenado cronologicamente, como seria de se esperar num romance em que vidas passadas (ou, se quiserem, vivências passadas) são um ponto tão importante. O enredo é quebrado por incursões no passado, primeiro pelos sonhos espontâneos de Flávia; depois, pelas recordações induzidas nas sessões de terapia do Dr. Bernini. As lembranças de Caio, ainda que tenham menor importância narrativa, também proporcionam essa quebra temporal.

Não espere, leitor, um romance psicografado, pois não é o caso desta obra. Ricardo Di Bernardi esclarece o fato já na introdução do trabalho. E – do ponto de vista de literatura strictu sensu (sentido estrito, técnico) – não espere ter em mãos um livro de excelentes pendores literários. Na verdade, a obra chega a resvalar, em alguns trechos, nos romances do tipo água-com-açúcar; a seu favor, Ricardo sai-se muito bem dentro do seu projeto, a saber, produzir um romance didático. A história contada consegue segurar a atenção do leitor até o fim, mas a prata da casa são as informações. É um trabalho honesto, fiel ao que se propõe e fiel ao preconizado pela doutrina espírita.

Leia-o, se puder.

BERNARDI, Ricardo Di. Flávia – Sonhos e Regressões. 1ª edição. Editora Intelítera. São Paulo, SP: 2011.

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